Entrevista com Carlo Caiado, Presidente da Câmara de Vereadores – RJ
ACM – Qual a motivação que levou a criar esta lei? Houve demanda dos moradores da região?
Vereador Carlo Caiado – Essa região recebeu a maior parte dos equipamentos olímpicos durante as Olimpíadas e virou uma referência. A discussão dessa lei começou em 2010, por solicitação de alguns moradores, devido à indefinição de identidade dessa região, que fica entre os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, como foi feito na Lapa, que antes era integrada ao Centro da Cidade. Correspondências de concessionárias e empresas vinham, por exemplo, como Barra, Jacarepaguá e Curicica.
O local sofria uma crise de identidade e o legado olímpico motivou essa discussão na Câmara.
ACM – Qual a importância do Bairro Barra Olímpica para os moradores e empreendedores do Centro Metropolitano?
Vereador Carlo Caiado – A definição de uma identidade clara. Os empreendimentos da região, desde 2016 já é ofertando como Barra Olímpica. O objetivo é que essa definição seja positiva para os moradores. Seria a realocação do novo bairro no mapa de atendimento pelos órgãos municipais, estaduais, concessionárias e do judiciário.
ACM – Uma das maiores preocupações dos moradores e empreendedores da região que compreende o novo Bairro Barra Olímpica é saber se haverá alguma mudança no valor do IPTU para os imóveis?
Vereador Carlo Caiado – Segundo a Prefeitura não haverá aumento de IPTU. Essa questão foi o primeiro item que queríamos garantir antes de apresentar o projeto de lei. O parecer da Secretaria de Fazenda, esclarecendo que o IPTU não é atrelado à nomenclatura de bairro, e sim ao Logradouro.
ACM – Quais as principais mudanças que ocorrerão por conta da criação do Bairro Barra Olímpica?
Vereador Carlo Caiado – Identificação geográfica, cultural, e reposicionamento geográfico dos atendimentos de prestação de serviços públicos.
ACM – O 31º Batalhão da Polícia Militar atuará em toda a região do Bairro Barra Olímpica?
Vereador Carlo Caiado – Esse é um dos pontos que será buscado. Assim que a Lei for regulamentada pela Prefeitura vamos, com moradores do novo Bairro, nos reuniremos com o Governador Claudio Castro para iniciar as tratativas. Não vemos lógica uma importante via como a Av. Abelardo Bueno ter atendimento do 31º BPM (Recreio) de um lado e outro lado ser 18º BPM (Jacarepaguá).
ACM – A partir de quando haverá a mudança para o 31º Batalhão da PM?
Vereador Carlo Caiado – Após a regulamentação da lei e decisão do Comando da Polícia Militar, que fará as definições de coberturas.
ACM – A subprefeitura da Barra assumirá o Bairro Barra Olímpica?
Vereador Carlo Caiado – Precisamos aguardar o decreto de regulamentação da lei por parte da Prefeitura. Em uma pesquisa realizada pela minha assessoria, antes de o projeto ser votado pela Câmara, 87,5% dos 1566 moradores do entorno entrevistados demonstraram vontade de serem atendidas pela Subprefeitura da Barra da Tijuca. Logicamente, e faço questão de deixar bem claro, só por conta da proximidade geográfica que proporcionaria mais comodidade e facilidade. Até porque muitos dos órgãos que hoje atendem essa região, ainda como Curicica, já se localizam no complexo da Subprefeitura da Barra.